À medida que as empresas expandem suas infraestruturas de tecnologia, aceleram sua migração para ambientes multicloud, adicionam camadas de recursos e cargas de trabalho especializados, a pressão está sobre a TI para aproveitar e consolidar sob um mesmo “teto” uma infraestrutura fragmentada composta por data centers e hardwares variados, software, plataformas IaaS, PaaS e SaaS.
A infraestrutura hiperconvergente (HCI) combina recursos de computação, armazenamento e virtualização para ajudar a simplificar, automatizar e otimizar as operações de TI, colocando os diferentes recursos sob o controle de um sistema e permitindo que eles sejam agrupados em um único recurso virtualizado.
HCI pode tornar os data centers mais escaláveis, flexíveis e com melhor custo-benefício, melhorando o gerenciamento de TI e a produtividade.
A HCI tem valor potencial para contribuir no fortalecimento do data center, tornando a experiência da equipe de TI no gerenciamento da infraestrutura tecnológica muito mais parecida com a nuvem.
A implantação de soluções HCI reduz custos, simplifica a implantação, melhora a eficiência operacional e facilita o dimensionamento para organizações de todos os tipos e tamanhos. Não há um aplicativo ou modelo operacional específico que esteja impulsionando a adoção, mas está sendo implantado para uma ampla variedade de cargas de trabalho em organizações de vários tamanhos.
Independentemente da vertical, da carga de trabalho ou do driver de negócios, a capacidade de modernizar a infraestrutura subjacente não está totalmente relacionada à tecnologia, é também uma questão de prioridade organizacional.
Vantagens da infraestrutura hiperconvergente aplicada a gestão de TI
- Escalabilidade
Adicione capacidade quando precisar. Adicione desempenho onde você precisar. Simplifique quando você não precisar de recursos antigos. A HCI torna isso mais fácil e econômico do que comprar grandes blocos de infraestrutura a cada poucos anos.
- Compatibilidade
Você não precisa perder um tempo precioso pesquisando fornecedores e plataformas para garantir que seu hardware funcione. A HCI reúne os principais componentes do sistema de TI em uma caixa ou sistema gerenciado por meio de uma camada de software.
- Eficiência
HCI é como construir com peças de Lego. Isso significa que você mesmo pode construir um ambiente de computação de servidor virtual, ideal para empresas sem grandes estruturas de data centers. A HCI ajuda a reduzir o espaço de armazenamento e a largura de banda.
- Adaptabilidade
Com a HCI, você obtém exatamente o que precisa em uma caixa, não importa quais sejam suas necessidades específicas. Assim, você pode ir de zero a um ambiente de servidor virtual poderoso e rico em recursos em um dia.
- Mobilidade
As pessoas estão completamente móveis hoje em dia. Seus dados e aplicativos não deveriam ser? A HCI também cria maior mobilidade em cargas de trabalho e aplicativos ao centralizar o gerenciamento em vez de centralizar o hardware.
A hiperconvergência está mudando os serviços de gerenciamento de TI
Enquanto a infraestrutura tradicional é geralmente composta por dezenas de produtos de hardware e software de vários fornecedores diferentes, a hiperconvergência ajuda a reduzir o ambiente em silos que esse tipo de arquitetura gera nas organizações.
Isso proporciona um gerenciamento mais eficaz dos serviços de TI e reduz os custos de treinamento, pois os funcionários não precisam mais aprender muitos sistemas de hardware e software diferentes.
Para organizações de médio porte que desejam crescer rapidamente, a hiperconvergência oferece uma mistura benéfica de simplicidade e funcionalidade mais avançada que permite que organizações maiores tenham sucesso.
Ao fornecer os benefícios da infraestrutura em nuvem sem perda de controle, as empresas garantem que os negócios tenham a agilidade necessária para modernizar as operações e melhorar os resultados dos negócios. Os backups são simplificados, o provisionamento de ambientes de teste é fácil e menos recursos são desperdiçados.
A mudança para a infraestrutura hiperconvergente
À medida que as demandas de TI se tornam mais sofisticadas, a forma como as organizações analisam a arquitetura de infraestrutura está mudando. Os data centers tradicionais tiveram dificuldade em acompanhar os desafios de hoje e a inovação tecnológica em rápida evolução.
Historicamente, os projetos de data centers eram modulares, seguindo uma abordagem herdada que isolava cada área-chave da tecnologia. Armazenamento, computação e rede exigiram diferentes dispositivos, fluxos de trabalho e até mesmo membros da equipe para gerenciar.
Isso adiciona custos significativos e significa que o foco principal das equipes de TI é garantir que cada fluxo da plataforma de TI seja sincronizado e funcione em conjunto para atingir os objetivos maiores da empresa.
À medida que a tecnologia continua a se desenvolver, a hiperconvergência surge como um modelo mais eficiente para uma estratégia moderna de data center. A gestão do dia-a-dia é bastante simplificada e muitas vezes pode ser agilizada ainda mais com a ajuda de ferramentas de software. Cada aspecto do processo de TI funciona em conjunto de forma totalmente integrada para resultados gerais mais rápidos e melhores.